Cursos de Especialização Tecnológica

Cursos de Especialização Tecnológica

Os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) são formações pós-secundárias não superiores que preparam para uma especialização científica ou tecnológica numa determinada área de formação.

PARA QUEM SÃO

Os CET podem ser indicados para quem:

- é titular de um curso do ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;

- é titular do nível 4 de qualificação do QNQ;

- tiver obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos e tiver estado inscrito no 12.º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente sem o concluir;

- é titular de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior e pretender uma requalificação profissional.

Podem ainda candidatar-se à frequência de um CET num estabelecimento de ensino superior se tiver idade igual ou superior a 23 anos e pretender ver reconhecidas, para ingresso no CET que escolheu, nesse estabelecimento, as suas capacidades e competências, tendo por base a experiência adquirida.

DURAÇÃO

Os CET têm a duração aproximada de um ano, entre as 1200 horas e as 1560 horas.

CERTIFICAÇÃO

A aprovação num CET confere o nível 5 de qualificação do QNQ e um diploma de especialização tecnológica (DET). O nível 5 de qualificação obtém-se através da conjugação de uma formação secundária, geral ou profissional, com uma formação técnica pós-secundária.

Se tiver idade superior a 25 anos e, pelo menos, cinco anos de atividade profissional comprovada na área do CET escolhido, pode requerer à instituição de formação que desenvolve esse CET a atribuição de um diploma de especialização tecnológica, com base na avaliação das suas competências profissionais.