Primeiros adultos certificados pelo Centro Qualifica EPVC

Primeiros adultos certificados pelo Centro Qualifica EPVC

O Centro Qualifica da Escola Profissional de Vila do Conde finalizou a certificação de nível Básico e Secundário a 17 adultos no corrente mês de agosto, os primeiros desde a entrada em funcionamento deste Centro Qualifica em março deste ano.

Para obter a escolaridade desejada, estes adultos participaram em processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, mais conhecidos pelo público em geral pelo acrónimo “RVCC”, tendo sido alvo de sessões de diagnóstico, informação e orientação individuais, e sessões de reconhecimento e formação maioritariamente em grupo, que contaram com o apoio de uma equipa de técnicos e formadores. O processo, que envolve a elaboração de um portefólio de trabalhos e uma prova de certificação perante um júri, culminou com a sessão de entrega de certificados no dia 1 do presente mês.

Este primeiro grupo de “finalistas” é integrado por 8 adultos de nível Básico e 9 adultos de nível Secundário, sendo que um adulto obteve equivalência ao 4º ano de escolaridade, uma adulta obteve equivalência ao 6º ano de escolaridade e seis adultos obtiveram equivalência ao 9º ano de escolaridade, tendo assim concluído o nível Básico de educação, essencial para a abertura de mais opções a nível de empregabilidade e formação. Os restantes 9 adultos obtiveram equivalência escolar ao 12º ano, patamar importante para a criação de novas oportunidades a nível profissional e progressão na carreira.

O inquérito de satisfação realizado após a certificação revela um elevado grau de satisfação dos adultos, muito próximo dos 100%, a nível da avaliação global do processo. Verifica-se também uma equitativa distribuição de género no grupo de adultos certificados, sendo que quase 60% são do sexo feminino. A conclusão da referida escolaridade permitiu já a determinados adultos certificados obterem um novo emprego ou ingressarem numa nova formação, fruto do aumento das suas qualificações.

O processo de RVCC permitiu assim que estes adultos concluíssem de forma ágil, flexível e com elevado grau de autonomia e responsabilização, um mais elevado nível de qualificação escolar, que os constrangimentos profissionais, familiares ou pessoais não permitiram fazer de outra forma, e poder alcançar assim um novo horizonte de projetos de vida.

O Centro Qualifica encontra-se de momento a constituir um novo grupo para arrancar no início de setembro, com objetivos de certificação até ao final do ano. No entanto, este pressupõe um processo prévio de diagnóstico que se encontra desde já em curso.

One Response

  1. Orlando diz:

    Vai haver em Coimbra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *