Uncategorized

IV Cerimónia de Entrega de Certificados do Centro Qualifica da Escola Profissional de Vila do Conde

Centro qualifica da escola profissional de vila do conde

O Programa Qualifica é um programa vocacionado para a qualificação de adultos que tem por objetivo melhorar os níveis de educação e formação destes, contribuindo para a melhoria dos níveis de qualificação da população e a melhoria da empregabilidade dos indivíduos.

O Centro Qualifica da Escola Profissional de Vila do Conde realizou a IV Cerimónia de Entrega de Certificados no passado dia 08 do presente mês, relativo aos últimos adultos certificados em 2018.

Esta cerimónia contou com a presença da direção e coordenação da Escola Profissional de Vila do Conde, coordenação do Centro Qualifica e respetiva equipa técnico-pedagógica para felicitar os adultos certificados que se fizeram acompanhar pela sua família e amigos.

O Centro Qualifica da Escola Profissional de Vila do Conde encerrou o ano 2018 com 93 certificações escolares totais, tendo sido 36 de equivalência ao nível básico e 57 de equivalência ao nível secundário, verificando-se uma uniformidade na distribuição de género no grupo de adultos certificados, tendo sido 51% do género feminino.

Para obter a escolaridade desejada, estes adultos participaram em processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, mais conhecidos pelo público em geral pelo acrónimo “RVCC”, através de sessões de diagnóstico, informação e orientação individuais e sessões de reconhecimento e formação maioritariamente em grupo, que contaram com o apoio de uma equipa de técnicos e formadores. O processo envolve a elaboração de um portefólio de trabalhos e termina com uma prova de certificação perante um júri.

O Centro Qualifica da EPVC dispõe de um inquérito de satisfação anónimo online de forma a avaliar o seu processo pelos olhos dos seus formandos após a sua certificação e com foco em todo o processo, o qual mereceu uma pontuação perto dos 100% pelos adultos certificados em 2018.

É com orgulho que o Centro Qualifica da Escola Profissional de Vila do Conde testemunha a (re)integração do mercado de trabalho por parte de alguns certificados, a integração em formações de nível posterior por parte de outros e a conquista da progressão profissional e salarial dos seus ativos empregados certificados, fruto de um processo acompanhado mas maioritariamente autónomo e que reconhece, valida e certifica competências adquiridas pelos adultos em diferentes contextos de vida, de forma ágil, flexível e com elevado grau de autonomia e responsabilização, que os constrangimentos profissionais, familiares ou pessoais não permitiram fazer de outra forma.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *