IV Cerimónia de Entrega de Certificados do Centro Qualifica da Escola Profissional de Vila do Conde

IV Cerimónia de Entrega de Certificados do Centro Qualifica da Escola Profissional de Vila do Conde

IV Cerimónia

O Programa Qualifica é um programa vocacionado para a qualificação de adultos que tem por objetivo melhorar os níveis de educação e formação destes, contribuindo para a melhoria dos níveis de qualificação da população e a melhoria da empregabilidade dos indivíduos.

O Centro Qualifica da Escola Profissional de Vila do Conde realizou a IV Cerimónia de Entrega de Certificados no passado dia 08 do presente mês, relativo aos últimos adultos certificados em 2018.

Esta cerimónia contou com a presença da direção e coordenação da Escola Profissional de Vila do Conde, coordenação do Centro Qualifica e respetiva equipa técnico-pedagógica para felicitar os adultos certificados que se fizeram acompanhar pela sua família e amigos.

O Centro Qualifica da Escola Profissional de Vila do Conde encerrou o ano 2018 com 93 certificações escolares totais, tendo sido 36 de equivalência ao nível básico e 57 de equivalência ao nível secundário, verificando-se uma uniformidade na distribuição de género no grupo de adultos certificados, tendo sido 51% do género feminino.

Para obter a escolaridade desejada, estes adultos participaram em processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, mais conhecidos pelo público em geral pelo acrónimo “RVCC”, através de sessões de diagnóstico, informação e orientação individuais e sessões de reconhecimento e formação maioritariamente em grupo, que contaram com o apoio de uma equipa de técnicos e formadores. O processo envolve a elaboração de um portefólio de trabalhos e termina com uma prova de certificação perante um júri.

O Centro Qualifica da EPVC dispõe de um inquérito de satisfação anónimo online de forma a avaliar o seu processo pelos olhos dos seus formandos após a sua certificação e com foco em todo o processo, o qual mereceu uma pontuação perto dos 100% pelos adultos certificados em 2018.

É com orgulho que o Centro Qualifica da Escola Profissional de Vila do Conde testemunha a (re)integração do mercado de trabalho por parte de alguns certificados, a integração em formações de nível posterior por parte de outros e a conquista da progressão profissional e salarial dos seus ativos empregados certificados, fruto de um processo acompanhado mas maioritariamente autónomo e que reconhece, valida e certifica competências adquiridas pelos adultos em diferentes contextos de vida, de forma ágil, flexível e com elevado grau de autonomia e responsabilização, que os constrangimentos profissionais, familiares ou pessoais não permitiram fazer de outra forma.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *